16.10.08

algo pro hoje

Futuro tenebroso para São Paulo

Publicado no blog do
Guilherme Scalzilli

Os propagandistas de Gilberto Kassab tentam esvaziar os debates sobre a sucessão paulistana, alimentando a histeria antipetista e evitando temas incômodos. Mas a possível reeleição do prefeito acarretará conseqüências gravíssimas, que precisam ser denunciadas enquanto alguma reviravolta ainda parece viável.

Kassab é instrumento de um golpe eleitoral engendrado por José Serra. Em apenas dois anos, o governador apoderou-se de duas gigantescas máquinas administrativas, povoando-as de correligionários comprometidos com seu projeto presidencial. E esse delírio hegemônico, realizado com a truculência característica do personagem, tende a perpetuar-se para além de 2010.

Alguém ponderará que a manobra tem respaldo popular. Mentira: Serra está enganando os eleitores. Primeiro renunciou à Prefeitura, rompendo compromisso de campanha. Depois “permitiu” que seus protegidos tucanos trabalhassem para uma candidatura adversária. Agora, alia-se a inimigos históricos do próprio PSDB.

Cabe lembrar que o partido surgiu como repúdio à ascensão do quercismo, e desde sempre combateu os disparates malufistas. Seria inimaginável, por exemplo, ver Mário Covas ou Franco Montoro enlameados com Paulo Maluf, Celso Pitta e Orestes Quércia por simples conveniência eleitoral. A ressurreição desses entulhos políticos destrói a coerência programática e a identidade partidária que mal sobreviviam no PSDB.

Mas os neokassabistas não estão acostumados sequer à companhia do antigo PFL. Os militantes do PPS de Soninha Francine engasgam em malabarismos retóricos para explicar que o DEM, a Arena da ditadura, o PFL de ACM, transformou-se em direita ilustrada, dirigida por liberais honestos como Jorge Bornhausen e César Maia. O mesmo constrangimento leva à defesa da medíocre administração Kassab.

Aqueles que denunciaram a “ruína ética” do PT usam-na agora como justificativa para a própria desmoralização. Revitalizando a hipocrisia revanchista do movimento Cansei, querem substituir mensaleiros por reacionários usurpadores. Falso dilema. Não é necessário ser petista, aloprado ou barbudo para repelir os fantoches das hordas mais corruptas que já se locupletaram do erário paulista.

O voto anti-Marta pode ter hoje um agradável sabor de vingança contra o governo Lula e sua aprovação inédita Mas, daqui a dois anos, o senador Quércia, a prefeita Alda e o governador Kassab darão a essa grande molecagem contornos muito sombrios.

2 comments:

Ryana Gabech said...

Berimba!!Parabén pelo texto do elvis...um tanto psicose eu diria ahauhauhauhauhauhauh muitas saudades, vc parece uma flor de maracujá!!!!a mais escondida entre as mais belas flores, atrás do maracujá... a flor!!!

quanto ao kssab eu diria que o próprio nome do sujeito já parece que ele caiu de para quedas, vindo do Afeganistao-um terrorista

SAUDADES

CICAS said...

QUER AÇÃO EM 2009?

VENHA FAZER PARTE DO CICAS
CENTRO INDEPENDENTE DE CULTURA ALTERNATIVA E SOCIAL.

ESPAÇO PARA:
TEATRO, MUSICA, OFICINAS CULTURAIS E ESPORTIVAS, PALESTRAS, MEIO AMBIENTE, SARAL E LITERATURA E MUITO MAIS...

SAIBA COMO PODE COLABORAR E USUFRUIR DO ESPAÇO.
projeto.cicas@gmail.com